Bem Vindo a Página do Banrisul Formulário para acesso direto a conta

Página Inicial »

Notícias Lista Completa Icone: Imprimir Notícias
RUMO AOS 90 - Ospa homenageia Banrisul em concerto na Casa da Música 28.05.2018 RUMO AOS 90 - Ospa homenageia Banrisul em concerto na Casa da Música

Rumo aos 90

Ospa homenageia Banrisul em concerto na Casa da Música

O aniversário de 90 anos do Banrisul, comemorado neste 2018, foram homenageados pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre no último sábado (25/05). Na presença da diretoria e de funcionários do Banco, o maestro Evandro Matté anunciou o concerto como reconhecimento à organização que mais investe em cultura no Rio Grande do Sul. O presidente Luiz Gonzaga Motta, chamado ao palco pelo regente, valorizou a Ospa como patrimônio dos gaúchos e disse que, ao apoiar as manifestações artísticas, o Banrisul cumpre sua missão de fomentar o desenvolvimento econômico e social do Estado.

A apresentação, realizada na Casa da Música da Ospa, no Centro Administrativo do Estado, na Capital, incluiu cinco obras que, no conjunto, abrangeram o talento musical brasileiro ao longo do tempo, aproximando o primitivo ao atual e o popular ao erudito. “Canauê”, de Dimitri Cervo, abriu o concerto, sintetizando a brasilidade e o minimalismo na união de diversas forças instrumentais.

A segunda obra, “Divertimento para marimbas e cordas”, de Radamés Gnatalli (1906/1988), teve Douglas Gutjahr como solista. Escrita em 1973, a peça inclui elementos diversos da música regional brasileira.  “Improviso para violino e orquestra”, de João Guilherme Ripper, com Emerson Kretschmer como solista ao violino, dividiu-se em três momentos (reflexivo, dançante e lírico).

“Concerto grosso para quinteto de metais e orquestra”, de Fernando Deddos, teve sua estreia brasileira na homenagem da Ospa ao Banrisul. Anteriormente, só havia sido apresentado no Festival Internacional Urubras 2017, pela Filarmônica de Montevidéu, na capital do Uruguai. Composto em três partes (Alegre, esperançoso; Andante, poco rubato; e Marchar!), teve como solistas os músicos do Quinteto Porto Alegre, de metais.

“Mba’epu porã” (“música bela, em tupi-guarani), de Arthur Barbosa, dedicada à Ospa quando da inauguração da Casa da Música, encerrou o sábado festivo. Trata-se de uma homenagem lúdica ao que já se construiu e ao que se construirá musicalmente no Rio Grande do Sul, em que se conta a história do som e da música na região, desde seus primórdios.

O regente Matté, que também é diretor artístico da Orquestra Unisinos/Anchieta e da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, anunciou durante o concerto o nome do empresário, ex-ministro e ex-deputado Luiz Roberto Andrade Ponte como novo presidente da Ospa.

Implantado em 12 de setembro de 1928, o Banrisul tem 2018 como o ano comemorativo de seus 90º aniversário. A Ospa foi criada em 1950 e até 1978 teve como regente o maestro húngaro Pablo Komlós (1907/1978), um de seus fundadores - que dá nome à série do qual fez parte o concerto em homenagem ao Banrisul.

Legenda da foto: Concerto pelo 90º aniversário do Banrisul integra a Série Pablo Komlós e ocorreu em 26/05, na Casa da Música, inaugurada em março último.

Crédito da foto: David Pires

Data inicial:
Data final:
[nwbw] 1995 ~ 2018 © Banrisul S.A.. Todos Direitos reservados. Navegação rápida Página Inicial | Mapa do site | Política de Segurança