Bem Vindo a Página do Banrisul
Início do conteúdo

Página Inicial »

Notícias Lista Completa
Agência Fitch eleva rating nacional do Banrisul 14.06.2022 Agência Fitch eleva rating nacional do Banrisul

A Fitch Ratings, uma das principais agências de classificação de risco do mundo, comunicou a elevação do Rating Nacional de Longo Prazo do Banrisul para ‘AA-(bra)’, com perspectiva estável. Segundo a agência, a elevação do Rating Nacional de Longo Prazo do Banrisul reflete a visão da Fitch de que o Banco vem mantendo índices de capitalização e alavancagem melhores do que os de seus pares (com ratings na categoria ‘A(bra)’), nos últimos dois anos e meio.
“Também demonstra a resiliência de seus perfis de risco e negócios e a menor influência do ambiente operacional do Estado do Rio Grande do Sul no perfil financeiro do Banco”, diz o comunicado da Fitch. A Fitch Ratings também afirmou os IDRs (Issuer Default Ratings - Ratings de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local ‘BB-’ do Banrisul.

 

Resiliente Perfil de Negócios

Na avaliação da agência, o Banrisul possui um perfil de negócios resiliente e estável, e oferece uma ampla gama de produtos financeiros e serviços. Os ratings também refletem a gestão adequada e estratégias estáveis. O Banrisul atua como banco comercial, atendendo empresas e pessoas físicas. Em fevereiro de 2022, o Banco tinha forte presença no Rio Grande do Sul, com 20% de participação de mercado em operações de crédito e 40% em depósitos a prazo.

 

Perfil de Risco Moderado

O comunicado da Fitch afirma que o Banrisul possui moderado apetite por risco, com controles de risco alinhados às práticas dos principais bancos brasileiros. O crédito a pessoas físicas representou a maior parte do total da carteira no primeiro trimestre de 2022, com predominância do crédito consignado. “Os dez maiores tomadores de empréstimos responderam por apenas 2,4% do total de créditos. Historicamente, este índice é baixo. A expectativa é que o Banco acelere o crescimento do crédito no segundo semestre de 2022, especialmente nos segmentos de agronegócio e imobiliário”, diz a nota técnica da agência.

 

Qualidade Adequada dos Ativos

A agência de rating considera a qualidade dos ativos do Banrisul como adequada. O índice de atraso acima de 90 dias foi de 2,0% do total da carteira de crédito no primeiro trimestre de 2022, frente a 2,1% em 2021, 2,3% em 2020 e 3,4% em 2019. Os créditos em atraso na faixa de risco “D-H” (de acordo com a Resolução 2.682 do Banco Central), totalizaram 8,4% no primeiro trimestre de 2022, em comparação com 8,5% em 2021, 10,2% em 2020 e 11,3% em 2019.

 

Bom Índice de Capitalização

Em março de 2022, a capitalização do Banrisul foi satisfatória, com índice de Capital Nível 1 (CET1) de 15,1%. Durante 2021, o Banco reforçou seu capital regulatório com a emissão de dívida subordinada, resultando em um índice de capital regulatório total de 17,6% em março de 2022 e de 18,4% ao final de 2021.

 

Captação Estável e Diversificada

Um dos pontos fortes do Banrisul é a sua base de captação estável e diversificada, com clientes de poupança e depósitos a prazo. Na opinião da Fitch, a liquidez do Banco é adequada e sua política de caixa mínimo, conservadora. O índice créditos/depósitos foi de adequados 67,9% no primeiro trimestre de 2022, frente a uma média de quatro anos, de 2018 a 2021, de 65,5%.

 

Considerações de ESG

O Score de Relevância Ambiental, Social e de Governança (ESG) do Banrisul para Estrutura de Governança foi revisado para ‘3’, de ‘4’, refletindo a redução observada nos últimos anos da influência e da interferência do governo estadual nas políticas dos bancos que controla. A Fitch considera a governança corporativa do Banrisul forte e estável, sem grandes mudanças na estratégia geral de longo prazo do Banco.

 
A nota completa está disponível no site da Fitch Ratings, neste link.

 

Assessoria de Imprensa Banrisul

Data inicial:
Data final:
1995 ~ 2022 © Banrisul S.A.. Todos Direitos reservados. Navegação rápida Página Inicial | Mapa do site | Segurança e Privacidade