Bem Vindo a Página do Banrisul Formulário para acesso direto a conta

Página Inicial » Áreas Temáticas » Sustentabilidade » Gestão

Gestão - Sustentabilidade

Ao considerar aspectos sociais, ambientais, financeiros e de governança e buscar novas oportunidades de negócios, as instituições financeiras ajudam as empresas a identificar oportunidades de melhorias de gestão, incentivando a adoção de boas práticas, com impacto em suas redes de relacionamento. Uma empresa sustentável deve contribuir para a construção de um futuro melhor, fomentando o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que está inserida. Ampliar os negócios gerando impactos positivos na cadeia de valor é o desafio global que as empresas devem enfrentar. 

 

Pacto Global

O Banrisul se tornou signatário do Pacto Global das Nações Unidas em 2013, uma iniciativa desenvolvida com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios:

  1. As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente;
  2. Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos;
  3. As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
  4. A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
  5. A abolição efetiva do trabalho infantil;
  6. Eliminar a discriminação no emprego;
  7. As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
  8.  Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental;
  9.  Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis;
  10. As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

O Banrisul acredita que seu papel na sociedade é, por meio dos negócios, poder inspirar mudanças positivas em todo o mercado, e que para isso é importante uma relação transparente com clientes, investidores e demais partes interessadas.

 

Política de Responsabilidade Socioambeintal

A Política de Responsabilidade Socioambiental Banrisul, denominada PRSA, foi criada a partir da revisão da Política de Sustentabilidade de 2012, tem como finalidade estabelecer diretrizes que norteiem as ações de responsabilidade socioambiental do Banco e de todas as empresas controladas do Grupo Banrisul, de forma compatível com a natureza de suas atividades e a complexidade dos seus produtos e serviços. A PRSA busca a promoção da sustentabilidade, equilibrando as oportunidades de negócio com as responsabilidades social, econômica, ambiental e cultural, contribuindo para o desenvolvimento sustentável nas regiões onde o Banrisul atua.

 

Risco Socioambiental

O Banrisul consolida suas diretrizes para o gerenciamento do risco socioambiental em sua Política de Gerenciamento do Risco Socioambiental, que prevê uma participação compartilhada, em que todos os empregados, estagiários e prestadores de serviços terceirizados, são responsáveis pela prática de medidas que evitem a exposição a riscos, no limite de suas atribuições.

Atualmente, o processo de gerenciamento abrange os financiamentos, projetos e operações, cujas características permitam identificar previamente a real destinação dos recursos, não impedindo a análise daqueles em que a destinação do recurso não é identificada.  Essas operações possuem verificação prévia de aspectos socioambientais, cláusulas evidenciando a obrigação do tomador em observar a legislação pertinente e monitoramento periódico. Há também a previsão de vencimento antecipado em determinadas situações.

Com relação às atividades da Instituição, destacamos o processo de gerenciamento de resíduos, os requisitos exigidos na contratação de fornecedores, e também o acompanhamento dos contratos com terceirizados durante sua vigência, visando à mitigação dos riscos socioambientais associados.

Atendendo ao disposto na Resolução 4.557 do CMN, o risco socioambiental é gerenciado de forma integrada com os demais riscos relevantes da Instituição.

 

Políticas Públicas

O Banrisul possui representação no Comitê Deliberativo do Programa Sustentare do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o qual estabelece diretrizes para o encaminhamento adequado dos resíduos de eletroeletrônicos da administração pública direta e indireta. Também em parceria com o Governo do Estado a Instituição integra a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental.

O Banrisul também possui representação no Comitê Gestor do Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PLEAPO), coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Programa Sementes.

Arquivos Relacionados (clique para copiar/download)
  • Política de Responsabilidade Socioambiental Banrisul Política de Responsabilidade Socioambiental Banrisul [16529 _Kbytes]
[nwbs] 1995 ~ 2020 © Banrisul S.A.. Todos Direitos reservados. Navegação rápida Página Inicial | Mapa do site | Política de Segurança