Bem Vindo a Página do Banrisul Formulário para acesso direto a conta

Página Inicial » Áreas Temáticas » Sustentabilidade » Gestão

Gestão Responsável de Resíduos Sólidos no Banrisul

O Banrisul, atento à sua responsabilidade ambiental e social, promove ações para o gerenciamento correto de resíduos sólidos, assim como a adequada destinação desses materiais. Alinhado com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que entrou em vigor neste ano, o Banco, por meio do Programa Reciclar, trabalha em prol da conscientização dos impactos do homem na natureza e, principalmente, a coleta e a reciclagem de resíduos em todas as unidades e agências da instituição.

Um exemplo dessa preocupação com a gestão dos resíduos sólidos ocorreu em agosto deste ano. Para uma correta destinação social, ambiental e economicamente adequada ao descarte de balões de divulgação vencidos – material de marketing -, o Banrisul buscou empresas que pudessem reutilizar e reciclar esse material de maneira eficiente. Após a pesquisa, eles foram encaminhados a uma indústria de solas de sapato que utilizam látex como matéria-prima.  “É muito satisfatório saber que esse resíduo teve uma destinação apropriada e está circulando novamente no mercado por um esforço e consciência do Banrisul”, coloca Viviane Costa, do Grupo Estratégico de Gestão Socioambiental do Banco.

Outra iniciativa foi a destinação dos materiais de divulgação da antiga Rede Banricompras que agora se tornou Vero. Os adesivos e também as placas de acrílico foram encaminhados para empresas que fazem o reaproveitamento e reciclagem desses materiais. “O Banco, por meio dessas ações, evidencia a responsabilidade compartilhada que possui diante dos produtos que consome, dentro das comunidades onde está presente”, complementa Viviane.

Conforme coloca a PNRS, é preciso que haja “o reconhecimento do resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania”. O Banrisul busca essa compreensão. Desde o início do Programa Reciclar, em 2001, já foram encaminhadas para descontaminação mais de 46mil unidades de lâmpadas fluorescente. Ainda, o Banrisul doou mais de 28 mil quilos de papel para Associação dos Trabalhadores da Unidade de Triagem do Hospital São Pedro (ATUT), em Porto Alegre, no ano de 2013, promovendo a geração de renda para os profissionais da ATUT.

Saiba mais sobre o Programa Reciclar no link abaixo. 

[nwbs] 1995 ~ 2019 © Banrisul S.A.. Todos Direitos reservados. Navegação rápida Página Inicial | Mapa do site | Política de Segurança