Bem Vindo a Página do Banrisul Formulário para acesso direto a conta

Página Inicial » Áreas Temáticas » Sustentabilidade » Gestão

Unidade do Projeto Pescar do Banrisul completa 11 anos

Em 2014, o Banrisul completa onze anos da sua franquia da Fundação Projeto Pescar. A iniciativa do Banco já formou 217 alunos, desde 2004, no curso Iniciação Profissional em Serviços Administrativos. A Unidade Pescar do Banrisul está localizada na Zona Sul de Porto Alegre e atende jovens em situação de vulnerabilidade social da região. O curso, ministrado por instrutores voluntários do Banco, tem a duração de um ano. Após o término da formação, os jovens tem acompanhamento para sua inserção no mercado de trabalho.

“Todo o jovem tem um grande potencial - basta uma oportunidade”, é o que coloca Ângela Colossi, articuladora da iniciativa no Banrisul.  O projeto é uma oportunidade única, conforme afirma Débora Rodrigues Silva, que foi aluna do Pescar e hoje é funcionária do Banco, ingressando por concurso público. “A cada nova turma, vejo a esperança renascer e creio que todos podem obter o sucesso ao extremo e a força de vontade é o limite”, complementa a jovem.

A iniciativa mobiliza funcionários do Banrisul de maneira voluntária que se dedicam à educação dos jovens da unidade. Atualmente, são cerca de 50 instrutores que doam seu tempo, dedicação, conhecimento e experiência aos jovens do Pescar.  Segundo Ângela Colossi, os instrutores são a alma do projeto. “A essência do Pescar Banrisul é o carinho e dedicação que, de maneira voluntária, são transmitidos pelos instrutores aos jovens. Essas pessoas inspiram os jovens a seguirem estudando e dedicando-se para a construção de um futuro melhor”. Hoje, cerca de 90% dos alunos que passaram pela Unidade Pescar do Banco estão no mercado de trabalho.

Durante o curso, são ministradas aulas de Matemática, Português, Noções de Contabilidade, Inglês, Marketing, Informática, entre outras e, também, numa parceria com a empresa Junior Achievement, é desenvolvido o módulo Aprendendo a Empreender. Um dos diferenciais da iniciativa é o módulo Consciência Ecológica do Ser que, durante um semestre, trabalha questões sobre sustentabilidade com os alunos. O encerramento deste módulo é a elaboração e execução pelos jovens de projetos socioambientais aplicados nas comunidades onde os jovens residem.

Neste ano, na 11ª turma, o Pescar tem 20 participantes. A iniciativa conta com a parceria de diversas instituições, como a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Casa de Cultura Mario Quintana e postos de saúde, escolas e Centros de Referência em Assistência Social da Zona Sul de Porto Alegre. “Temos muita gratidão e esperamos continuar a parceria transformando vidas para uma sociedade melhor, em que todos nós estamos inseridos”, coloca Ângela.

Reconhecimentos

O Projeto Pescar do Banrisul possui diversos reconhecimentos. Em abril de 2014, o Banco recebeu da Fundação Projeto Pescar homenagem pelos 10 anos de franquia e mantenedor da entidade. Em dezembro de 2013, o Banrisul recebeu o prêmio de Melhores Advisers pela Junior Achievement, com a proposta da Miniempresa do Projeto Pescar. Em julho de 2011, o Projeto Pescar Banrisul foi premiado como Melhor Prática Educativa da Fundação Projeto Pescar, com o módulo Consciência Ecológica do Ser. Ainda, em setembro de 2009, o Banco foi premiado com o Top Cidadania, na categoria Empresa, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH-RS, com o case Projeto Pescar Banrisul: Uma vivência para transformar e evoluir.

Fundação Projeto Pescar

A Fundação Projeto Pescar iniciou, em 1976, pela iniciativa do empresário Geraldo Linck. Link, com base no provérbio chinês “se quiseres matar a fome de alguém dá-lhe um peixe. Mas se quiseres que ele nunca mais passe fome, ensina-o a pescar”, trouxe a proposta de auxiliar jovens em situação de vulnerabilidade a adquirir uma formação profissionalizante, dentro de sua empresa Linck S. A. Desde 1988, o Projeto Pescar foi implantando em outras empresas de todo o Brasil, promovendo o crescimento pessoal e profissional de jovens. O Banrisul foi a primeira instituição pública financeira do Brasil a ter uma unidade do Projeto e também é mantenedor da Fundação.

[nwbs] 1995 ~ 2019 © Banrisul S.A.. Todos Direitos reservados. Navegação rápida Página Inicial | Mapa do site | Política de Segurança