Bem Vindo a Página do Banrisul Formulário para acesso direto a conta

Página Inicial »

Notícias Lista Completa Icone: Imprimir Notícias
Presidente do Banrisul participa de debate sobre retomada da economia e tendências inovadoras 16.09.2020 Presidente do Banrisul participa de debate sobre retomada da economia e tendências inovadoras

Na 3ª edição do Amcham SX, realizada de forma virtual na manhã desta quarta-feira (15), a Câmara Americana de Comércio (AMCHAM) reuniu executivos de grandes empresas para falar sobre a retomada econômica e os incentivos para o desenvolvimento. O debate contou com a participação do presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, e do vice-presidente do Grupo Randon, Sérgio Carvalho; e foi mediado pelo superintendente regional de Inovação da Amcham Brasil, Marcelo Rodrigues. No painel, foram aboradas as mudanças que vêm ocorrendo na economia e as projeções dos executivos sobre o futuro dos negócios.

O presidente do Banrisul comentou que, no início da pandemia, todos foram afetados, sendo o mês de abril a pior fase. “Estamos acompanhando a economia e suas tendências. Tivemos em abril, em termos de atividades, o fundo do poço. Mas já há uma boa recuperação, mês a mês, sempre um mês melhor que o anterior”, afirmou. Segundo Coutinho, áreas como hotéis, restaurantes e academias, por exemplo, ainda sofrem. Por outro lado, o agro tem empolgado os empresários do setor. “Em julho, o setor foi bem e a alta do dólar alivia bastante os prejuízos dos meses anteriores.”

O executivo do Grupo Randon concorda sobre os momentos delicados que a economia do País passou no início da pandemia, mas vê com bons olhos o presente e o futuro. “Em termos de negócios, estamos superando a pior fase, que aconteceu nos meses de março e abril”, comentou. Sérgio Carvalho lembrou que o setor de transporte se recuperou também via agronegócio, tão forte no Brasil e que faz impulsionar quem está dentro deste ecossistema, caso da Randon. O agronegócio no Rio Grande do Sul prevê alta na safra de soja, por exemplo. Cerca de 69% de aumento, segundo a Emater-RS. Em questão de área plantada, a safra 2020/2021 deve ter alta de 1,55% em relação à safra anterior. 

Marcelo Rodrigues introduziu a Serra Gaúcha no debate. Sendo um grande centro de desenvolvimento do Estado, a região está em busca da retomada. “Inovação e tecnologia estão presentes na Região da Serra e são meios de desenvolvimento local”, afirmou. Para o superintendente da Amcham, há uma percepção de melhora, “pois enxergamos que o momento não é apenas de adaptação ao momento e sim, bons resultados de algo que vem sendo construído”.

Coutinho salientou que a instituição vem financiando a economia local com muita força e confiança. “Ajudamos, em meio à crise, empresas grandes, médias e pequenas, com linhas de crédito que beneficiam investimentos em vários setores da economia gaúcha”. Segundo ele, a indústria terá ganhos na área de exportação com o atual câmbio.

Para Sérgio Carvalho, projetos voltados à tecnologia, investimento no Estado e a procura por sempre se reinventar, faz da Randon um grupo sólido com raízes gaúchas, fortalecendo os negócios locais. Sobre as tendências do mercado, Marcelo falou sobre como a inovação em processos e produtos podem sinalizar a ambição no mercado e saudou o espaço para novas conexões. “Nosso ecossistema permite trocas de novos negócios entre empresas, sendo por meio de concursos, como o nosso Amcham Arena, onde grandes executivos podem avaliar startups que atuam em diversas áreas, entregando soluções e inovação”.

“O Banrisul está sempre atento a iniciativas de inovação que apoiem o crescimento do Estado. Precisamos criar espaços para reter nossos talentos aqui no Rio Grande do Sul”, disse Coutinho. O dirigente citou o Instituto Caldeira, movimento em prol da inovação e empreendedorismo em Porto Alegre. A ideia é impulsionar transformações digitais com conexões entre startups e empresas.

Projetos em tecnologias voltados à área industrial foram acelerados, argumentou o executivo do Grupo Randon. Cerca de 254 robôs foram comprados para serem usados no parque fabril da empresa. “Uma revolução em tecnologia foi montada, investimento na criação e na aceleração para uma logística integrada com inovação digital, gerando resultados”, destacou. O Grupo Randon conta com um software criado dentro da empresa que visa a melhor performance de suas carretas elétricas, dando-lhes informações de como a rota a ser seguida pela carreta pode poupar combustível, freios e pneus, por exemplo.

Para finalizar o encontro entre esses dois grandes executivos, foi pedido um recado final aos espectadores da live.

Cláudio Coutinho fez questão de ressaltar o que para ele é o Banrisul. “Para mim, o Banco é uma empresa de tecnologia que presta serviço aos seus clientes. Cada vez mais presente no digital, o aplicativo do Banrisul tem cerca de 950 mil acessos por dia.” Sobre o futuro, ele é otimista: “a instituição está com as portas abertas para financiar a economia gaúcha, seja micro, média ou grande empresa, pessoas jurídicas ou setor de agro, contem conosco para a retomada. Foco é na recuperação econômica e na saúde das pessoas”, concluiu.

Sérgio Carvalho também se manifestou sobre a preocupação com a Covid-19 e nos cuidados com os funcionários. “Encerro hoje falando sobre vencer a pandemia. Ainda vamos conviver um tempo com ela e é importante que tenhamos todos cuidados para retomar a economia. Estou bem otimista na melhora dos indicadores”.

Data inicial:
Data final:
[nwbs] 1995 ~ 2020 © Banrisul S.A.. Todos Direitos reservados. Navegação rápida Página Inicial | Mapa do site | Política de Segurança