Bem Vindo a Página do Banrisul Formulário para acesso direto a conta

Página Inicial » Áreas Temáticas » Proj. Culturais e Eventos » Música e Literatura

Música e Literatura Icone: Imprimir Agendas
Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul

Em 2017, a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul completa oito anos de uma bem sucedida trajetória de inclusão social de crianças e jovens por meio do ensino da música instrumental e da prática de concerto sinfônico.

Em parceria com o patrocinador máster Banrisul, o projeto está contribuindo para oferecer oportunidades de futuro melhor para seus alunos, com reflexos nas respectivas famílias e comunidades. Neste ano, 100 alunos estão matriculados. Destes, nove já estão cursando a Faculdade de Música da UFRGS, onde ingressaram com apoio da OJRS e seus parceiros.

A manutenção da OJRS é garantida pela Associação Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, totalmente dedicada à causa, que busca recursos financeiros junto a empresas, por meio de projetos de renúncia fiscal beneficiados pelas leis de incentivo à cultura Rouanet e LIC RS.

Além de formação qualificada em música, os alunos participam de concertos e apresentações em diversas cidades e recebem bolsa-aprendizagem. Os maiores de 14 anos estão inseridos no Programa Jovem Aprendiz, do governo federal, em parceria com a Fundação O Pão dos Pobres e empresas, que lhes permite dedicar-se à profissionalização em música.

Os candidatos à escola da OJRS são admitidos após processo seletivo anual, amplamente divulgado. Os requisitos são idade entre 10 e 14 anos, ser aluno de escola pública, baixa renda família e participação nas oficinas de seleção.  Os instrumentos que atualmente compõem a orquestra são violino, viola, contrabaixo, violoncelo, percussão, piano, clarinete, flauta doce e transversal, oboé, trompa e tímpano.

Os meninos e meninas encantam plateias. Hoje, a OJRS é reconhecida em todo o Rio Grande do Sul e no Uruguai. Em 2012 recebeu o Prêmio Líderes e Vencedores, concedido pela Assembleia Legislativa, e o Prêmio Equilibrista do Ano, do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças/RS. Em 2014, venceu o edital Funarte de Apoio a Orquestras e, em 2015, o edital Pró-Cultura RS/FAC Sonora Musical.

Os concertos oficiais da Temporada 2017 têm novo endereço: Centro Histórico-Cultural Santa Casa, em Porto Alegre. Veja detalhes abaixo. Acompanhe a programação, notícias e demais atividades da OJRS em http://orquestrajovemrs.com.br/portal/ e https://www.facebook.com/orquestrajovemrs/

Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul Temporada 2017
Local: teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência 75, Porto Alegre)
Datas: 31.05 / 28.06 / 19.07 / 30.08 / 27.09 / 25.10 / 27.11
Horário: 20h
Entrada gratuita com retirada de ingressos 1 hora antes do concerto.
Estacionamento no local com preço reduzido.
Programação sujeita a alteração.

Busca por Projeto Cultural
Escolha o tipo de Projeto:
[nwbs] 1995 ~ 2017 © Banrisul S.A.. Todos Direitos reservados. Navegação rápida Página Inicial | Mapa do site | Política de Segurança