Bem Vindo a Página do Banrisul Formulário para acesso direto a conta

Página Inicial » Áreas Temáticas » Proj. Culturais e Eventos » Música e Literatura

Música e Literatura Icone: Imprimir Agendas
Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul

A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul está comemorando 10 anos. O projeto nasceu em 2009 a partir da iniciativa da Secretaria de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social em parceria com o BANRISUL e a Federação das Associações de Municípios do Estado (Famurs). 

A bem-sucedida trajetória de inclusão social de crianças e jovens por meio do ensino da música instrumental e da prática de concerto sinfônico sempre teve o patrocínio máster do Banrisul. Através dessa parceria, o projeto está contribuindo para oferecer oportunidades de futuro melhor para seus alunos, com reflexos nas respectivas famílias e comunidades. 

Alunos da rede pública de ensino na faixa etária de 10 a 24 anos formam o público alvo que compõe o corpo orquestral. Os integrantes recebem auxílio mensal e os que têm mais de 14 anos são inseridos no Programa Jovem Aprendiz, em uma parceria com o Pão dos Pobres. 

Por meio de um processo seletivo, que acontece com entrevista e teste teórico, são escolhidos novos integrantes para o grupo. Estes passam a frequentar o Curso de Músico Instrumentista com duração de 2 anos. Além do ensino da música, o projeto oferece conhecimentos como ética e cidadania, educação ambiental, higiene, imagem pessoal, promoção da qualidade de vida e empreendedorismo. 

Atualmente a OJRS conta com mais de 100 alunos, divididos em iniciantes, intermediários e avançados, que são regidos pelo maestro Telmo Jaconi. A sustentabilidade da Orquestra, assim como sua expansão e crescimento, é feita a partir do apoio dos sócios, leis de incentivo, empresas patrocinadoras, parcerias com instituições públicas e através de doações de pessoas físicas. 

Em 2018, os alunos encararam um grande desafio: participar, pela primeira vez, do Festival de Inverno de Campos de Jordão, que é o maior festival de música erudita do Brasil. 

Os meninos e meninas encantam plateias nos concertos realizados uma vez por mês e com entrada franca no Teatro do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa, os Concertos Oficiais da Temporada 2019 BANRISUL, e também participam do Circuito Capelas, onde se apresentam uma vez por mês em Igrejas de Porto Alegre. O projeto é reconhecido em todo o Rio Grande do Sul e no Uruguai, já tendo realizado concertos em dezenas de cidades.  

“É um trabalho que nos dá muito incentivo. Nesses dez anos de Orquestra Jovem vimos que é possível transformar a realidade social das crianças e suas famílias”, diz Carla Zitto, presidente da OJRS. Mais de dez alunos do projeto estão cursando Bacharelado em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, dado que dá ainda mais orgulho para os envolvidos no projeto. 

Acompanhe a programação, notícias e demais atividades da OJRS em http://orquestrajovemrs.com.br/portal/ e https://www.facebook.com/orquestrajovemrs/

Busca por Projeto Cultural
Escolha o tipo de Projeto:
[nwbs] 1995 ~ 2020 © Banrisul S.A.. Todos Direitos reservados. Navegação rápida Página Inicial | Mapa do site | Política de Segurança