Bem Vindo a Página do Banrisul Formulário para acesso direto a conta
| | ajuda
Menu Principal
Você está no seguinte caminho:

Página Inicial » Áreas Temáticas » Proj. Culturais e Eventos » Música e Literatura

Música e Literatura Icone: Imprimir Agendas
Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul

A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul foi instituída em 2009 por meio da seleção de 350 crianças e adolescentes de menor renda, oriundos da rede pública de ensino, para participar das oficinas de musicalização da Orquestra de Câmara Jovem do Rio Grande do Sul.

Naquele ano, foram realizadas 18 oficinas durante o período de nove semanas, com os selecionados na primeira etapa. Cada oficina teve carga horária de 10 horas/aula, divididas em 3 dias no turno da tarde.

 

Durante as aulas, os alunos trabalharam a musicalização através da flauta doce, de exercícios de canto e percussão e com os instrumentos que integram a orquestra. Além disso, foram avaliados pelos critérios de afinação, dedicação, assiduidade, entre outros.

 

Foram então, escolhidos 45 alunos para a etapa seguinte, de formação musical, com carga horária de 12 horas semanais de estudos, durante 5 meses; a partir dessa etapa, os jovens recebem bolsa auxílio.
Em dezembro do mesmo ano, 25 alunos foram selecionados para mais uma etapa de formação de 5 meses;  a partir de julho de 2010, esses alunos formaram a Orquestra de Câmara Jovem do Rio Grande do Sul.

 

Hoje, a Orquestra Jovem conta com 45 discentes em treinamento permanente, todos selecionados a partir do mérito e da vocação musical. O projeto tem por finalidade a educação artística com base em valores humanistas (solidariedade, justiça social, honestidade) como condição para o desenvolvimento integral da personalidade humana e sua participação na obra do bem comum; com a inserção e inclusão social dos indivíduos; fortalecimento da participação cooperativa no desempenho das tarefas; e construção de práticas profissionais na forma de concertos, da avaliação da aprendizagem que oportunizem liberdade e autenticidade  no ser e no agir.

 

Os concertos da temporada Banrisul 2014 acontecerão no auditório do Pão dos Pobres.

 

Agenda de apresentações 2014:

 

29/05, 26/06, 31/07, 28/08, 25/09 e 30/10.

 

Obs.: as datas e horários das apresentações podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Rodapé
[nwb2] 1995 ~ 2014 © Banrisul S.A.. Todos Direitos reservados. Navegação rápida Página Inicial | Mapa do site | Política de Segurança