Bem Vindo a Página do Banrisul Formulário para acesso direto a conta

Página Inicial » Áreas Temáticas » Museu Banrisul

Tombamento de agências históricas.

O IPHAE - Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, com a colaboração do Banrisul, está realizando o inventário dos prédios do antigo Banco Pelotense, instituição financeira criada em 1906 e liquidada em 1931, pelo governo do Estado do Rio Grande Sul.

Seu patrimônio foi incorporado ao Estado e, posteriormente, passado para o Banrisul, processo que foi iniciado no ano de 1931. Muitos destes prédios existentes em várias cidades do Rio Grande do Sul e de outros estados abrigaram agências do Banrisul, das quais, atualmente, ainda devem existir oito edificações que se encontram no processo de reconhecimento e tombamento.

Em virtude deste processo, o Banrisul, como legatário deste precioso patrimônio arquitetônico, foi solicitado como parceiro no levantamento de documentos como mapas, fotografias, plantas e escrituras que revelassem sua história. Para tanto, foi mobilizada a recém-criada equipe de trabalho do Museu Banrisul que iniciou a prospecção destes documentos com a colaboração de unidades afins e agências das diferentes localidades onde se encontram os prédios, contando com a parceria dos agentes de sustentabilidade locais e demais colegas.

Os prédios das cidades de Cachoeira do Sul e Pelotas que abrigam agências do Banrisul já são reconhecidos pela sua importância histórica, entretanto, também foram pesquisados outros prédios que no passado que abrigaram o Banco do Rio Grande do Sul e estão localizados nas cidades de Porto Alegre, Rio Grande, Santana do Livramento, Santa Cruz do Sul, e São Sebastião do Cai.

Atualmente, com base nas informações recebidas, o IPHAE conduz o processo de tombamento dos prédios e resgate arquitetônico de nossa história.
 

[nwbs] 1995 ~ 2020 © Banrisul S.A.. Todos Direitos reservados. Navegação rápida Página Inicial | Mapa do site | Política de Segurança