Bem Vindo a Página do Banrisul Formulário para acesso direto a conta

Página Inicial » Áreas Temáticas » Sustentabilidade » Gestão

Relatórios de Sustentabilidade: transparência e responsabilidade na gestão

Um dos elementos fundamentais na sociedade contemporânea é a transparência das relações. O diálogo deve ser constante e as informações devem estar à disposição para consulta e formação de opinião. Em um movimento crescente, as empresas têm se preocupado em divulgar sua realidade também em relação aos temas socioambientais.

A metodologia da Global Report Initiative (GRI) é uma das ferramentas utilizadas mundialmente pelas corporações para relatarem publicamente os seus dados econômico-financeiros, de governança, ambientais, sociais, trabalhistas, de relacionamento, entre outros. Por meio de uma série de indicadores, além da divulgação das informações, também se pode estabelecer controles, metas e formas de gestão que promovam práticas mais sustentáveis.

A publicação de Relatórios de Sustentabilidade, assim, acaba sendo relevante, aliando as premissas da transparência e responsabilidade na gestão das empresas. O Brasil é um dos países com mais publicações nos padrões da GRI. Apesar disso, ainda há muito por se avançar. Os problemas socioambientais atingem a todos e as soluções devem ser pensadas de forma cooperativa.

É importante atentar para os diversos tipos de relacionamento que as empresas possuem, com seus clientes, acionistas, empregados e sociedade de forma geral. Estando atentas aos fluxos de comunicação com seus públicos, as corporações podem perceber os temas de interesse que cada um deles possui em relação ao seu negócio e, dessa maneira, estarem realmente conectadas ao seu contexto.

Para afinar mais esse processo, a GRI estabelece como um de seus pontos fundamentais a definição da materialidade para produção dos relatos. É relevante abordar nos Relatórios de Sustentabilidade as problemáticas e questões que realmente tocam os públicos de interesse das organizações. As soluções cooperativas necessárias no contexto de crise, dessa maneira, podem ser trilhadas por esse caminho de escuta e execução, transparência e responsabilidade.

Entre 1999 e 2010, o Banrisul publicou o seu Balanço Social, divulgando informações socioambientais da Instituição. A partir de 2011, o Banco passou a publicar o Relatório de Sustentabilidade na metodologia GRI, sendo a primeira empresa pública do Rio Grande do Sul a tomar tal iniciativa. A organização considera que a metodologia impulsiona a consolidação de uma gestão sustentável em longo prazo e, desde 2013, já adota a última versão de metodologia da GRI, a G4. Ela foca em relatar os assuntos materiais, a forma de gestão e a abrangência do impacto das empresas, ampliando o relato para a cadeia de valor.

Por: Grupo Estratégico de Gestão Socioambiental do Banrisul.

[nwbs] 1995 ~ 2019 © Banrisul S.A.. Todos Direitos reservados. Navegação rápida Página Inicial | Mapa do site | Política de Segurança