Bem Vindo a Página do Banrisul Formulário para acesso direto a conta

Página Inicial » Áreas Temáticas » Sustentabilidade » Gestão

Notícias Lista Completa Icone: Imprimir Notícias
Programa Sementes valoriza agricultura sustentável 20.01.2020 Programa Sementes valoriza agricultura sustentável

A gerente-geral da agência em Glorinha, Rosângela Thiesen, entregou sementes orgânicas ao técnico da Emater, Paulo Viegas.

Os alunos da Escola Técnica Achilino de Santis, de Santo Antônio das Missões, foram beneficiados pelo Programa Sementes Banrisul. Eles receberam sementes orgânicas de hortaliças, como resultado do projeto elaborado em parceria com a agência do Banco em Santo Antônio das Missões e Ascar/Emater local. Os estudantes receberam mais de 30 espécies de sementes: abóbora, alface, cebola, cenoura, couve, melancia, moranga, repolho, rúcula e tomate, entre outras.

De acordo com o gerente-geral da agência, Gustavo Pivoto, a iniciativa é muito importante por contemplar muitos jovens. “O Programa Sementes beneficia quem realmente precisa e vai além do cultivo de hortaliças, introduzindo uma nova cultura, hábitos saudáveis para a vida toda e o incentivo para permanecerem no campo”, salientou.

O projeto também conta com o apoio da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, da prefeitura de Santo Antônio das Missões e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. As instituições pretendem fortalecer a produção orgânica e o processo da agroecologia dos agricultores familiares por meio dos trabalhos da Escola.

Participaram do evento de entrega das sementes o operador da carteira de crédito rural da agência Santo Antônio das Missões, Marco Alves; o chefe do escritório da Emater do município, André de Oliveira; o representante da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Daniel Ferreira; o coordenador do programa da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Jair Monteiro; a diretora da Escola Técnica Achilino de Santis, Ana Emília Dutra Nunes; a presidente do Círculo de Pais e Mestres da Escola, Maria Helena Alves, e funcionários e alunos da instituição de ensino.

AGRICULTORES DE GLORINHA

A agência do Banrisul em Glorinha também entregou sementes orgânicas à Associação de Artesãos e Produtores de Glorinha. O Programa Sementes vai beneficiar cerca de 50 famílias de várias localidades do município.

A gerente-geral da agência, Rosângela Thiesen, destacou a importância do projeto. “Nesse momento, essas sementes são fundamentais para as famílias de produtores.” Em razão do distanciamento social provocado pela pandemia, as sementes foram entregues para o técnico da Emater local, Paulo da Silva Viegas, responsável pelo projeto e que fará o acompanhamento e monitoramento de todo o processo, desde o plantio até a colheita das hortaliças.

A entrega foi feita no dia 30 de abril, sendo que o período de plantio vai de maio desse ano até março de 2021. O programa prevê uma série de ações, como visitas técnicas a cada um dos beneficiados, encontro para troca de mudas e sementes, oficinas de manejo de hortas e pomares, acompanhamento, assistência técnica e orientações em todas as etapas da produção. Os agricultores serão incentivados a elaborarem produtos orgânicos e instalarem compostagem com lixo orgânico feito na propriedade.

Data inicial:
Data final:
[nwbs] 1995 ~ 2020 © Banrisul S.A.. Todos Direitos reservados. Navegação rápida Página Inicial | Mapa do site | Política de Segurança