Bem Vindo a Página do Banrisul
Início do conteúdo

Página Inicial »

Notícias Lista Completa Icone: Imprimir Notícias
EXPOINTER 2021 - Banrisul entrega sementes agroecológicas para seis escolas e grupo de quilombolas 08.09.2021 EXPOINTER 2021 - Banrisul entrega sementes agroecológicas para seis escolas e grupo de quilombolas

O Banrisul fez a entrega, nesta quarta-feira (08), de sementes agroecológicas para a Associação Comunitária Quilombola do Limoeiro, de Palmares do Sul, e para seis escolas do município de Herval. O evento aconteceu no Estande de Agronegócios do Banco na Expointer, localizado no setor de máquinas.

A entrega foi realizada por meio do Programa Sementes, iniciativa do Banrisul que estimula o empreendedorismo e a sustentabilidade pela distribuição de sementes agroecológicas, alinhadas ao desenvolvimento rural sustentável. A Associação Comunitária Quilombola do Limoeiro é formada por cerca de 90 famílias, com a atividade agrícola para autoconsumo essencialmente de base ecológica. O conhecimento tradicional sobre a agro biodiversidade local permite a redução da aplicação de insumos agrícolas sintéticos e de agrotóxicos em seus cultivos.

O projeto, que envolve seis estabelecimentos de ensino, beneficiará em torno de 100 alunos, proporcionando a conscientização da importância de uma alimentação saudável, bem como evidenciar a geração de renda que provém da agricultura familiar. A atividade foi bem recebida pelo executivo municipal e pela Secretaria de Educação de Herval, que também reconhece que estes valores são essenciais para a formação dos futuros cidadãos.

O diretor Comercial do Banrisul, Fernando Postal, destacou a importância do Banco estar inserido nas comunidades do Estado, aplicando recursos para que jovens possam se desenvolver, promovendo o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Sul.

Edisa Cabreira, secretária de Educação de Herval, ressaltou a importância do projeto para o município, levando às escolas os saberes e práticas de cultivo.
A presidente da Associação Comunitária Quilombola do Limoeiro de Palmares do Sul, Maria Odete Moreira, frisou que as sementes doadas farão grande diferença na comunidade, agradecendo as entidades envolvidas no projeto.

Diversos grupos podem se beneficiar do Programa Sementes: agricultores familiares de baixa renda, escolas, comunidades indígenas e quilombolas com respectivas declarações da Fundação Nacional do Índio e da Fundação Cultural Palmares. No primeiro semestre de 2021, foram distribuídas 117,3 milhões de sementes para 6,5 mil famílias em diversas regiões do Estado.

Para conhecer mais sobre o Programa Sementes do Banrisul acesse o site www.banrisul.com.br/programasementes.

 

Assessoria de Imprensa Banrisul

Data inicial:
Data final:
[nwbs] 1995 ~ 2021 © Banrisul S.A.. Todos Direitos reservados. Navegação rápida Página Inicial | Mapa do site | Segurança e Privacidade