O Pix é a nova solução desenvolvida pelo Banco Central que promete mudar a forma como as pessoas e as empresas realizam movimentações financeiras. Com ele, você pode pagar, receber e transferir valores de maneira instantânea, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo feriados.

Você pode acessar o Pix através do Banrisul Digital, que conta com a segurança do cartão virtual financeiro. Com ele, você não precisa mais informar dados de conta, agência e instituição financeira como em TEDs ou DOCs. Basta ter cadastrado as suas Chaves Pix no Banrisul Digital: pode ser um CPF, CNPJ, número de celular ou endereço de e-mail.

Tire suas dúvidas sobre o Pix

De 03 a 15 de novembro, alguns clientes terão acesso a todas funcionalidades do Pix para realizar os últimos testes e deixar tudo pronto para você. Neste período, o Pix funcionará em horários determinados, confira:

- Segunda a quarta/sábados e domingos – entre 9h e 22h;
- Quintas-feiras – entre 9h e 0h;
- Sextas-feiras – entre 0h e 22h.

Dica: todos os clientes estarão aptos a receber um Pix, porém apenas alguns a fazer um Pix.

Para realizar um pagamento via Pix, você pode:

  • ler um QR Code com a câmera do seu smartphone, na opção de fazer um Pix no app Banrisul Digital;
  • informar uma chave Pix, que pode ser CPF/CNPJ, e-mail ou telefone celular do recebedor, por meio da opção disponibilizada no app Banrisul Digital;
  • digitar manualmente os dados da conta transacional do usuário recebedor, como ocorre hoje para iniciar uma TED ou DOC.

Para receber um Pix, você pode:

  • gerar um QR Code e apresentá-lo ao pagador; ou
  • informar ao pagador sua chave Pix, que pode ser CPF/CNPJ, e-mail, telefone celular ou chave aleatória.

O QR Code pode ser gerado uma única vez ou pode ser gerado a cada nova transação, a depender da escolha do recebedor.

Caso não queira gerar o QR Code ou informar a chave, há a opção de informar os dados completos de sua conta ao pagador, que terá que inserir os dados manualmente.

Uma vez concluída a transação, o recurso será imediatamente encaminhado para sua conta e você receberá em tempo real uma mensagem confirmando o crédito na conta.

Fonte: Banco Central do Brasil

A chave é um 'apelido' utilizado para identificar sua conta. Ela representa o endereço da sua conta no Pix. Os quatro tipos de Chaves Pix que você pode utilizar são:

  • CPF/CNPJ;
  • E-mail;
  • Número de telefone celular; ou
  • Chave aleatória*.

 A chave vincula uma dessas informações básicas às informações completas que identificam a conta transacional do cliente (identificação da instituição financeira ou de pagamento, número da agência, número da conta e tipo de conta).

*A chave aleatória é uma forma de você receber um Pix sem precisar informar quaisquer dados pessoais ao pagador. Ele será um conjunto de números, letras e símbolos gerados aleatoriamente que identificará sua conta e que poderá ser utilizado para o recebimento de recursos.

Fonte: Banco Central do Brasil

Não é necessário cadastrar uma chave para fazer ou receber um Pix.

No entanto, o cadastramento da chave é altamente recomendável para receber um Pix. Ainda que você possa receber transações apenas informando os dados da sua conta, essa forma não tem a mesma praticidade que o uso da chave possibilita e pode gerar demora na iniciação da transação, diminuindo o benefício do pagador em fazer um Pix.

Fonte: Banco Central do Brasil

Cadastro das Chaves Pix pode ser realizado a partir do dia 5 de outubro de 2020.
O Pix passa a funcionar oficialmente a partir de 16 de novembro de 2020.

O Pix pode ser utilizado por pessoas físicas, empresas e até mesmo governos. Para pagar ou receber, o importante é garantir que as Chaves Pix estejam cadastradas.