Bem Vindo a Página do Banrisul
Início do conteúdo

Página Inicial » Áreas Temáticas » Sustentabilidade » Gestão

Notícias Lista Completa
23 empresas gaúchas recebem o Selo + Energia Sustentável 06.10.2023 23 empresas gaúchas recebem o Selo + Energia Sustentável

Iniciativa do Banrisul, em parceria com UFRGS, Sebrae-RS e Senai-RS contemplou negócios do setor fotovoltaico de todas as regiões do Estado

 

Foram certificadas 23 empresas gaúchas com o Selo + Energia Sustentável, iniciativa voltada à capacitação e ao reconhecimento de negócios pertencentes ao setor fotovoltaico. A solenidade de certificação ocorreu na noite desta quinta-feira (05), no Centro Cultural da UFRGS, em Porto Alegre. O selo é resultado da parceria entre o Banrisul, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS).

O programa, iniciado em setembro de 2022, seguiu uma metodologia que contempla cinco dimensões: inovação, gestão de energia, desenvolvimento sustentável, promoção da cadeia produtiva e qualificação. As empresas foram avaliadas dentro de critérios específicos, com respaldo acadêmico e científico da UFRGS. Neste ano, o Banrisul subsidiou workshops e consultorias em gestão, lideradas pelo Sebrae-RS; sendo que ainda estão sendo ministradas as capacitações para instaladores e projetistas, oferecidas pelo Senai-RS.

Para o vice-presidente do Banrisul, Irany Sant’Anna Junior, a certificação incentiva a adoção e o compartilhamento de boas práticas entre empreendedores do Rio Grande do Sul. “Enquanto instituição financeira, buscamos um futuro mais sustentável e economicamente viável. O selo permite que as empresas qualifiquem sua performance e contribua no reconhecimento do esforço dos gestores que estão comprometidos com essa temática. É uma iniciativa que beneficia desde clientes, até concessionárias, agentes financeiros e outras empresas da cadeia de energia”, salienta.

Participaram do evento o diretor-geral do Campus Litoral Norte da UFRGS, Felipe Comunello; o analista de Projetos do Sebrae-RS, Cleverton Rocha; e o diretor regional do Senai-RS, Carlos Artur Trein; além de representantes das 23 empresas que receberam o selo.

Alcance entre micro e pequenos negóciosO gerente da Unidade de Produtos de Desenvolvimento e Microcrédito do Banrisul, Tiago Fernandes, explica que, além dos impactos positivos no campo ESG, o selo também contribui para o desenvolvimento econômico. “Chama a atenção o fato de que há empresas certificadas de todas as regiões do Rio Grande do Sul, o que demonstra a nossa capilaridade. E boa parte desses negócios são de micro e pequeno porte, reforçando o nosso apoio a quem empreende e gera renda”, pontua.

Para o Sebrae-RS, negócios de pequeno e médio porte precisam ser cada vez mais estimulados no dia a dia, com reflexos diretos na sociedade. “A gente ensina, qualifica e capacita as empresas para que elas tenham todo o conhecimento técnico necessário para atender melhor o consumidor, o público final”, afirmou o analista Cleverton Rocha.

Academia e qualificação técnica como aliadas da sustentabilidadeRepresentante da UFRGS, Felipe Comunello acredita que a parceria já está trazendo resultados positivos. “Destaco o incansável papel dos nossos colegas, professores, pesquisadores, estudantes e servidores que participaram do projeto. É uma longa caminhada e o sucesso está na participação dessas empresas, dos empresários, comprometidos com o fortalecimento do mercado de energia, que tem tudo para se desenvolver muito mais e trazer benefícios econômicos e sustentabilidade para o Rio Grande do Sul”, salienta o diretor-geral do Campus Litoral Norte.

Uma das missões do Senai-RS como parceiro nessa iniciativa é a transformação energética, a partir das fontes renováveis, com ênfase na economia circular e na descarbonização. “O Brasil talvez seja o país mais bem colocado quando olhamos o potencial da matriz energética de fonte renovável. Temos um potencial fantástico. Um projeto dessa natureza é estratégico para nosso país. Parabéns a todos por essa compreensão”, concluiu o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein.Para mais informações, os interessados podem acessar o site www.banrisul.com.br/selomaisenergiasustentavel.

Confira a lista de empresas certificadas e o respectivo selo concedido:

 

Selo Ouro

SolarCell (Cruz Alta)

YES Energia Solar (Porto Alegre)

 


Selo Prata

A3E (Passo Fundo)

Blaskowatt (Uruguaiana)

Geração Própria (Estrela)

Rede Brasil Solar (Rio Grande)

Solar SM (Santa Maria)

TS Energy (Sapiranga)

 

Selo Bronze

6k Energias Renováveis (Porto Alegre)

Energias da Natureza (Ivoti)

Getec (Garibaldi)

Ômega Projetos (São Leopoldo)

Sustentável & CIA (Arroio dos Ratos)

Vanelli (Flores da Cunha)

 

Em Desenvolvimento

AJR (Júlio de Castilhos)

América do Sul (São Leopoldo)

C3 (Gravataí)

Eco System (Rosário do Sul)

Elecsul (São Lourenço do Sul)

Sohlen (Portão)

SolarBios (Passo Fundo)

Yang (Marau)

Zappas (Progresso)

 

Legenda: Representantes das 23 empresas gaúchas certificadas com o Selo + Energia Sustentável, iniciativa do Banrisul, em parceria com UFRGS, Sebrae-RS e Senai-RS. Foto: Tiago Pereira.

 

Assessoria de Imprensa Banrisul

Data inicial:
Data final:
Programa Sementes
1995 ~ 2024 © Banrisul S.A.. Todos Direitos reservados. Navegação rápida Página Inicial | Mapa do site | Segurança e Privacidade | Preferências de Cookies