Utilizamos alguns cookies para proporcionar uma melhor experiência, personalização de conteúdo ou, ainda, mais segurança aos nossos usuários. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade
Cuidado com mensagens recebidas por e-mail, SMS, aplicativos de mensagens e redes sociais dizendo ser do Banrisul.
Não clique em links recebidos por e-mail, SMS, aplicativos de mensagens e redes sociais. Esses links levam a sites que instalam artefatos maliciosos, ou para sites que visam roubar suas informações pessoais.
Sempre habilite a verificação em duas etapas, ou fator de autenticação adicional, no seu e-mail, aplicativos de mensagens e redes sociais.
Desconfie de ligações telefônicas e de mensagens não solicitadas, recebidas por e-mail, SMS, aplicativos de mensagens ou redes sociais, as quais pedem que você informe um código (token) recebido por SMS ou por e-mail. Pode ser uma tentativa de invasão a alguma das suas contas. Uma vez invadida a conta, o golpista realiza ações fazendo-se passar por você.
Leia atentamente a mensagem recebida. Com frequência, e-mails e mensagens fraudulentos, contêm diversos erros gramaticais e de ortografia.
Mantenha seus contatos incluindo o endereço de e-mail sempre atualizado no cadastro do banco. O cliente do Banrisul é responsável pela atualização do seu cadastro.
Não abra e-mails enviados por desconhecidos. Verifique sua procedência (se o REMETENTE é conhecido) e ignore a mensagem se não puder identificar a origem. Verifique o campo de ASSUNTO. E-mails falsos costumam colocar textos atraentes e/ou vagos demais, tentando confundir os usuários. São exemplos desse fato: 'Sua senha está inválida', 'A informação que você pediu', promoções imbatíveis, ou cobranças relacionadas a boletos ou dívidas com o governo (IRPF, Detran etc.). Desconsidere e-mails suspeitos que tentam atrair a sua curiosidade, e especialmente falando sobre dívidas que você sabe que não possui. Se for o caso, certifique-se que a instituição remetente realmente é legítima e envia mensagens desta natureza.
Fique atento a arquivos anexos contidos nos e-mails e aplicativos de mensagens. Fique particularmente atento aos arquivos com extensões '.exe', '.zip' '.scr' e ‘html’, pois estas são as mais utilizadas em golpes. Outras extensões frequentemente utilizadas por fraudadores são '.com', '.rar' e '.dll'. Dê atenção especial para mensagens que solicitem sua permissão para instalação/execução de qualquer tipo de arquivo/programa, a recomendação é nunca conceder essa permissão.
Caso o e-mail ou mensagem contenha links, analise-os antes de clicar. Ao passar o cursor do mouse sobre o link, fazendo isso será possível ver o real endereço associado. Não clique nos links e apague a mensagem imediatamente caso ocorram as seguintes situações:
o link não estiver relacionado com o domínio de procedência do e-mail;
o link aponta para um site incomum no exterior ou para um endereço encurtado (Ex.: http://cut.by/YsY1rh).
Utilize uma ferramenta anti-spam que identifica e bloqueia automaticamente e-mails considerados suspeitos, protegendo sua caixa postal contra estas ameaças. E nunca responda mensagens de spam, pois isso incentivará o golpista a estabelecer um diálogo com você.
Como agem os fraudadores
ENGENHARIA SOCIAL
Nesse tipo de golpe, o golpista tenta enganar sua vítima a fim de obter informações sigilosas (como contas, números de cartão, senhas e tokens) e pessoais (nome, endereço, CPF, RG, telefone), usando de persuasão, manipulação, enganação, medo, ou exploração sua confiança.
A engenharia social ocorre especialmente por telefone, e-mail, SMS, aplicativos de mensagens e redes sociais, e muitas vezes usa como pretexto a necessidade de atualização cadastral, a atualização do Mecanismo de Segurança, a disponibilização de algum produto ou serviço, ou a existência de débitos em nome do cliente.
Mas pode ocorrer até mesmo contato pessoal, dependendo do interesse do golpista e das informações que ele já possui.
Atenção: essas ameaças só podem se concretizar se você fornecer dados ou realizar as ações solicitadas pelo golpista, portanto, desconfie sempre e siga as dicas do Banrisul. A segurança da sua conta também é sua responsabilidade.
O que o Banrisul faz por você
Nunca liga ou envia mensagens para você solicitando ativação do Banrisul Digital ou do PIX em seu nome.
Nunca solicita senhas por telefone, e-mail, SMS, aplicativos de mensagens, redes sociais ou qualquer outro canal.
Nunca envia links ou quaisquer arquivos executáveis, por SMS, e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens.
Nunca envia links para formulários que solicitam senhas, números de contas, cartão de crédito, tokens etc.
Toda e qualquer atualização cadastral no Banrisul acontece apenas dentro dos nossos canais de atendimento autenticados, se receber solicitação diferente disso, desconfie e não execute, é golpe.
O Banrisul nunca solicitará que envie a sua senha por e-mail, SMS, telefone, aplicativo de mensagens ou redes sociais, portanto ao receber uma mensagem em nome do banco solicitando dados por e-mail, desconsidere e apague imediatamente, ou entre em contato com o Banrisul.
Todos os e-mails comerciais do Banco são enviados a partir do remetente banrisul@banrimailing.com.br.
O Banrisul adota uma rigorosa política de segurança e privacidade para proteger as suas informações. O envio do e-mail é realizado exclusivamente para clientes com relacionamento comercial ou autorização para envio de e-mails.
É sempre oferecida ao cliente a possibilidade de descadastrar o recebimento de e-mails, SMS ou mensagens instantâneas.
O Banrisul oferece um canal de denúncia. Caso você identifique qualquer ocorrência suspeita, favor notificar o Banrisul por meio do SAC Banrisul no telefone 0800 646 1515.