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Golpes Envolvendo Mensagens Falsas - Segurança
Como você pode se proteger
  • Cuidado com mensagens recebidas por e-mail, SMS, aplicativos de mensagens e redes sociais dizendo ser do Banrisul.
  • Não clique em links recebidos por e-mail, SMS, aplicativos de mensagens e redes sociais. Esses links levam a sites que instalam artefatos maliciosos, ou para sites que visam roubar suas informações pessoais.
  • Sempre habilite a verificação em duas etapas, ou fator de autenticação adicional, no seu e-mail, aplicativos de mensagens e redes sociais.
  • Desconfie de mensagens recebidas por e-mail, SMS, aplicativos de mensagens e redes sociais, que solicitem a digitação de um código (token) recebido por SMS. Pode ser uma tentativa de invasão a alguma das suas contas, nesses mesmos canais. Uma vez invadida a conta, o golpista realiza ações fazendo-se passar por você.
  • Leia atentamente a mensagem recebida. Com frequência, e-mails e mensagens fraudulentos, contêm diversos erros gramaticais e de ortografia.
  • Mantenha seus contatos incluindo o endereço de e-mail sempre atualizado no cadastro do banco. O cliente do Banrisul é responsável pela atualização do seu cadastro.
  • Não abra e-mails enviados por desconhecidos. Verifique sua procedência (se o REMETENTE é conhecido) e ignore a mensagem se não puder identificar a origem. Verifique o campo de ASSUNTO. E-mails falsos costumam colocar textos atraentes e/ou vagos demais, tentando confundir os usuários. São exemplos desse fato: 'Sua senha está inválida', 'A informação que você pediu', promoções imbatíveis, ou cobranças relacionadas a boletos ou dívidas com o governo (IRPF, Detran etc.). Desconsidere e-mails suspeitos que tentam atrair a sua curiosidade, e especialmente falando sobre dívidas que você sabe que não possui. Se for o caso, certifique-se que a instituição remetente realmente é legítima e envia mensagens desta natureza.
  • Fique atento a arquivos anexos contidos nos e-mails e aplicativos de mensagens. Fique particularmente atento aos arquivos com extensões '.exe', '.zip' '.scr' e ‘html’, pois estas são as mais utilizadas em golpes. Outras extensões frequentemente utilizadas por fraudadores são '.com', '.rar' e '.dll'. Dê atenção especial para mensagens que solicitem sua permissão para instalação/execução de qualquer tipo de arquivo/programa, a recomendação é nunca conceder essa permissão.
  • Caso o e-mail ou mensagem contenha links, analise-os antes de clicar. Ao passar o cursor do mouse sobre o link, fazendo isso será possível ver o real endereço associado. Não clique nos links e apague a mensagem imediatamente caso ocorram as seguintes situações:
    • o link não estiver relacionado com o domínio de procedência do e-mail;
    • o link mostre diretamente um número IP (Exemplo: http://200.17.82.101);
    • link aparecer em branco;
    • o link aponta para um site incomum no exterior ou para um endereço encurtado (Ex.: http://cut.by/YsY1rh).
  • Utilize uma ferramenta anti-spam que identifica e bloqueia automaticamente e-mails considerados suspeitos, protegendo sua caixa postal contra estas ameaças. E nunca responda mensagens de spam, pois isso incentivará o golpista a estabelecer um diálogo com você.
Como agem os fraudadores
ENGENHARIA SOCIAL
  • Nesse tipo de golpe, o golpista tenta enganar sua vítima a fim de obter informações sigilosas (como contas, números de cartão, senhas e tokens) e pessoais (nome, endereço, CPF, RG, telefone), usando de persuasão, manipulação, enganação, medo, ou exploração sua confiança.

  • A engenharia social ocorre especialmente por telefone, e-mail, SMS, aplicativos de mensagens e redes sociais, e muitas vezes usa como pretexto a necessidade de atualização cadastral, a atualização do Mecanismo de Segurança, a disponibilização de algum produto ou serviço, ou a existência de débitos em nome do cliente.

  • Mas pode ocorrer até mesmo contato pessoal, dependendo do interesse do golpista e das informações que ele já possui.

  • Atenção: essas ameaças só podem se concretizar se você fornecer dados ou realizar as ações solicitadas pelo golpista, portanto, desconfie sempre e siga as dicas do Banrisul. A segurança da sua conta também é sua responsabilidade.
O que o Banrisul faz por você
  • Nunca liga ou envia mensagens para você solicitando ativação do Banrisul Digital ou do PIX em seu nome.

  • Nunca solicita senhas por telefone, e-mail, SMS, aplicativos de mensagens, redes sociais ou qualquer outro canal.

  • Nunca envia links ou quaisquer arquivos executáveis, por SMS, e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens.

  • Nunca envia links para formulários que solicitam senhas, números de contas, cartão de crédito, tokens etc.

  • Toda e qualquer atualização cadastral no Banrisul acontece apenas dentro dos nossos canais de atendimento autenticados, se receber solicitação diferente disso, desconfie e não execute, é golpe.

  • O Banrisul nunca solicitará que envie a sua senha por e-mail, SMS, telefone, aplicativo de mensagens ou redes sociais, portanto ao receber uma mensagem em nome do banco solicitando dados por e-mail, desconsidere e apague imediatamente, ou entre em contato com o Banrisul.

  • Todos os e-mails comerciais do Banco são enviados a partir do remetente banrisul@banrimailing.com.br.

  • O Banrisul adota uma rigorosa política de segurança e privacidade para proteger as suas informações. O envio do e-mail é realizado exclusivamente para clientes com relacionamento comercial ou autorização para envio de e-mails.

  • É sempre oferecida ao cliente a possibilidade de descadastrar o recebimento de e-mails, SMS ou mensagens instantâneas.

O Banrisul oferece um canal de denúncia. Caso você identifique qualquer ocorrência suspeita, favor notificar o Banrisul por meio do SAC Banrisul no telefone 0800 646 1515.
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