Bem Vindo a Página do Banrisul Formulário para acesso direto a conta

Página Inicial » Áreas Temáticas » Central da Segurança » Saiba Mais » Computador Seguro

Computador Seguro Mantendo o Computador Seguro
Saiba Mais

Mantendo o Computador Seguro
Um computador, seja no trabalho ou em casa, é utilizado para realizar inúmeras tarefas, tais como comunicação através de e-mails, armazenamento de dados e transações financeiras, sejam elas bancárias ou mesmo compra de produtos e serviços.

Portanto, é importante que você se preocupe com a segurança destes recursos, pois você provavelmente não gostaria que:

  • Sua senha do Internet Banking fosse utilizada por alguém não autorizado;
  • Seus dados pessoais e/ou de trabalho fossem alterados, destruídos ou visualizados por terceiros;
  • Seu computador deixasse de funcionar, por ter sido comprometido devido a arquivos essenciais do sistema terem sido apagados, etc.
  • Alguém utilizasse seu computador em alguma atividade ilícita, escondendo a real identidade e localização do invasor;
  • Alguém lesse e enviasse e-mails em seu nome, disseminando mensagens alarmantes e falsas.

Desta forma, garantir a segurança da informação mantendo seu computador seguro é fazer com que as informações permaneçam confidenciais, íntegras e disponíveis apenas para as pessoas certas na hora certa. Listaremos algumas 'melhores práticas' que provaram ser eficazes através de sua utilização e, por isso, são consideradas essenciais para garantir um ambiente seguro no seu computador.

Cuidados com a Senha
Uma senha serve para autenticar o usuário, ou seja, é utilizada no processo de verificação da identidade do usuário, assegurando que este é realmente quem diz ser. Portanto, a senha merece consideração especial, afinal ela é de sua inteira responsabilidade.

O que é uma boa senha?
Uma boa senha, sempre que possível, deve ter no mínimo oito caracteres contendo letras, números e símbolos.

Quanto mais “bagunçada” for a senha, melhor, pois mais difícil será descobri-la (observe que a senha “1qaz2wsx” parece ser suficientemente “bagunçada”, mas não é considerada uma boa senha, pois está associada à proximidade entre esses caracteres no teclado em sequencia de cima para baixo). Assim, tente misturar letras maiúsculas, minúsculas, números e sinais de pontuação, criando senhas efetivas e fáceis de lembrar, mesmo que utilizando uma palavra comum do dia a dia, mas aplicando algumas técnicas específicas:

  • Inclua letras e números
  • Corte letras intencionalmente
  • Combine maiúsculas junto
  • Não use nomes e informações pessoais
  • Use pelo menos 8 caracteres
  • Use frases ou palavras combinadas
  • Evite palavras do dicionário
  • Se possível, use caracteres especiais (# & @ % $ ª)

Cuidados com Vírus
Um vírus de computador nada mais é do que um programa malicioso (malware) que visa prejudicar os usuários de computadores, infectando sistemas para roubar senhas, corromper ou apagar dados do seu computador e fazer cópias de si mesmo tentando espalhar-se para outros computadores por diversos meios (usando seu programa de email, seu pen-drive, etc).

Para que infectem um sistema, os vírus dependem normalmente de uma ação do usuário que não percebe que esta executando um programa que instala um vírus. Os vírus podem chegar através de e-mails, programas-piratas, sites de origem duvidosa ou outros micros numa rede local.

Portanto, para manter-se seguro contra vírus, instale um bom programa antivírus e faça atualizações frequentes, pois novos vírus surgem diariamente e seu antivírus poderia se tornar obsoletos rapidamente. Alguns antivírus podem ser configurados para atualizarem-se automaticamente, sendo altamente aconselhável que esta opção esteja habilitada.

Mesmo que você tenha o bom antivírus, nunca o computador estará 100% seguro, é possível haver infecção por programas maliciosos ainda não identificados. Por isso, além das atualizações obrigatórias do antivírus, é preciso estar sempre atento ao comportamento do computador. A detecção de sintomas a seguir é tão importante quanto manter o antivírus atualizado, porque não existe antivírus infalível.

  • Computador apresenta um processamento mais lento que o normal e travamentos inesperados.
  • Perda de dados sem motivos aparente.
  • Programas aplicativos executando de maneira inadequada ou com erros.
  • Seu aplicativo de e-mail (como o Outlook), comunicadores de mensagens instantâneas(como o MSN) e sites de redes sociais (como o Orkut) enviam mensagens que você não digitou.
  • Abre-se a todo o momento janelas do navegador, com propagandas de cassinos, sites eróticos, lojas virtuais nacionais ou estrangeiras e afins.
  • O computador utiliza excessivamente a Internet, mesmo quando não se esta navegando.
  • A página inicial do seu navegador é alterada constantemente mesmo que você não tenha trocado a configuração.
  • Programas aparecem ou desaparecem mesmo que você não tenha instalado.
  • O programa antivírus fica inativo e você não consegue reiniciá-lo.

Se você perceber algum destes sintomas, pode ser que você tenha sido infectado por um vírus, portanto desligue seu computador e procure imediatamente ajuda de um profissional de sua confiança:

Utilizando um Firewall
Um firewall é uma valiosa ferramenta adicional de proteção contra ataques vindos da Internet, mantendo seu computador e suas informações pessoais em segurança. Os Firewalls (análogo a porta corta-fogo) controlam o fluxo de informações de envio e recebimento entre o seu computador e a Internet verificando se satisfazem a determinados critérios de segurança. Caso não seja satisfeita alguma destas regras, o fluxo é interrompido, protegendo o seu computador contra inúmeras ameaças.

Mantenha o Computador Atualizado
Criminosos virtuais estão o tempo todo procurando brechas para invadir computadores desprotegidos, portanto é fundamental manter o seu sistema operacional atualizado com as últimas correções de segurança.

Essas atualizações proporcionam ao usuário melhorias nos componentes existentes, como também podem oferecer novos recursos ao Sistema Operacional, mas o mais importante são as correções de falhas no sistema que podem permitir que invasores tenham acesso à sua máquina das mais diversas formas.

Mas não é só brechas de segurança no sistema operacional são exploradas pelos invasores, por conta disso, evite ignorar as atualizações de outros softwares no seu computador, principalmente o seu 'Microsoft Office', 'Adobe Acrobat Reader' e o seu 'Flash Player' que costumam receber constantes ataques.

Outro vetor de ataque de criminosos são os softwares de acesso remoto. Se você não necessita utilizar este tipo de software para acessar seu computador à distância, desinstale-o. Eles abrem um porta de entrada para seu sistema quando estão ativos e necessitam de conhecimento técnico para assegurar que sua opções obedecem critérios mínimos de segurança.

Cuidados com o Navegador
O navegador de Internet (como o Internet Explorer, o Firefox, Chrome, Opera ou Safari) é um dos programas mais importantes no seu computador pois todas as páginas de Internet que você visita são abertas pelo navegador. Justamente por isso, é fundamental que seu navegador também seja atualizado com frequência.

Porém nem todo mundo se lembra de atualizar as versões do seu navegador. Isso significa que muitas pessoas podem estar usando uma versão antiga do Firefox ou do Internet Explorer. Os navegadores antigos, além de serem mais lentos e propensos a falhas, são também mais inseguros pois não possuem as proteções de segurança mais recentes e as correções de falhas que foram incluídas nas versões mais atuais.

Por isso, se você quiser ficar seguro na internet, além do uso de um antivírus, um Firewall e manter-se com o sistema operacional atualizado, lembre-se de sempre atualizar também seu navegador da Internet para a versão mais recente. Essas atualizações são gratuitas e geralmente levam apenas poucos minutos.

[nwbu] 1995 ~ 2017 © Banrisul S.A.. Todos Direitos reservados. Navegação rápida Página Inicial | Mapa do site | Política de Segurança